Qual a importância de se vacinar antes de viajar?
Vai viajar? Já checou se está tudo na mala? E a sua carteira de vacinação? Ela é um documento indispensável em viagens pelo Brasil e pelo mundo. Ao garantir a sua passagem, fique atento às exigências do local para onde está indo. Caso suas vacinas não estejam em dia, você poderá perder o passeio.
Para viagens internacionais, é necessário apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra doenças, de acordo com a determinação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). O documento é exigido para o ingresso em alguns países.
Para adquiri-lo, o viajante precisa entrar no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), fazer um pré-cadastro e seguir todas as orientações. Acesse portal.anvisa.gov.br/viajante.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a vacina contra a febre amarela, por exemplo, deve ser tomada no máximo dez dias antes da viagem. Para isso, é preciso comparecer a um posto do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em uma clínica particular, que cobra pelo serviço. Em alguns postos já é possível emitir o CIVP no dia da vacinação. Confira mais detalhes e quais países exigem o documento no site da Anvisa.
No dia 3 de julho, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que o Estado do Rio de Janeiro passou a ser considerado área com recomendação permanente para vacinação contra a febre amarela. Com isso, quem mora ou viaja ao Rio de Janeiro deve ser vacinado.
Reportar erro
Fonte: www.universal.org/noticias